Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Barcode Scanner


Olá internautas,
     Quer saber o que está contido nos códigos de barras de produtos? Com esse programinha (de mesmo nome do título deste post), você pode ir além, como ver preços e opiniões sobre o produto.   Você também pode escanear Data Matrix e QR Codes contendo URLs, informação de contato, etc...
     Este programa se encontra no Market e é gratuito, uma verdadeira "mão na roda", espero que gostem da dica, eu o uso e não tenho do que reclamar, vale a pena testar e ver com seus próprios olhos!

Um grande abraço!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Use o controle do Wii no Android

Olá internautas,
     Que tal usar o wiimote (controle do Wii) como joystick para seu smartphone android!?   Isso já é possível hoje, basta baixar (várias opções, procure por "wiimote") no Market o aplicativo e ter um wiimote, como é mostrado no vídeo acima...
     Para quem joga games freneticamente no celular, sabe que mesmo usando touchscreen, capacitivo ou não, usando teclado físico ou não, não dá o mesmo tesão do que jogar em um joystick, bem, seus problemas acabaram! =D
     A quem possa interessar, os links dos sites: tgdaily.com e pocketnow.com, demonstram e possuem mais detalhes sobre o assunto.
     Segue abaixo mais um vídeo do uso do wiimote em um android...

Um grande abraço!

Projeto Primeira APP


Olá pessoal do AndroStart, 
     Estarei por aqui escrevendo uma serie de posts com o objetivo de desenvolver um aplicativo android para controle financeiro. Já discuti algumas vezes com o Pedro, responsável pelo blog, sobre o desenvolvimento do nosso primeiro aplicativo. Eu fiz um curso em desenvolvimento Android a cerca de 1 ano e de lá pra cá nunca tive tempo para desenvolver aplicativos em casa, pois sempre aparecem tarefas para serem feitas.
     Então minha proposta seria desenvolver inicialmente um sistema web otimizado para smartphones, como já tenho bastante experiência com PHP + Jquery, estava pensando em usar o Jquery Mobile para iniciar o desenvolvimento. Assim que o sistema online estiver pronto, que creio eu não demore muito, estaríamos reescrevendo seu código para o Android e disponibilizando no marketing.
     Alguns poderiam perguntar, Então porque não desenvolver logo em Android? E eu respondo, pela falta de prática, experiência. Se fizer-mos logo a versão online, ela ficará pronta mais rapidamente, então poderemos iniciar a utilização e verificar falhas ou novas funcionalidades. Então quando o sistema web estiver mais maduro, já teríamos ideia dos componentes a serem usados no Android.
     Inicialmente estou solicitando para que Pedro faça o banco de dados em POSTGRESQL, logo após estarei programando em php e disponibilizando uma versão online. Caso vocês queiram contribuir, favor comentem o post. Aceitamos contribuições de ideias, dicas, mão de obra, em fim tudo que for para agregar o trabalho.
OBS: O intuito do Blog é falar sobre Android, então nessa fase de projeto PHP + POSTTGRESQL + JQUERY MOBILE, não estaremos focando tanto em demonstrar o processo, estaremos inserindo posts com os resultados e não com o passo a passo do desenvolvimento. Porém quando estivermos desenvolvendo o aplicativo para Android, será muito detalhado.

Sobre o projeto:
     Desenvolver aplicativo para controle financeiro pessoal, a base na web será importante para mantermos sincronizadas no futuro nossa base no Android com a Web, assim poderemos também usar o sistema de um computador conectado a internet. O sistema deverá permitir:
  • o cadastro de categoria (Almoço, jantar, cinema, ...)
  • o cadastro de lançamentos (débitos e créditos), com o título, categoria, forma de pagamento, data.
  • forma de pagamento poderá ser (dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito)
     O sistema deverá poder agregar todas as contas de cartão de crédito numa única conta mensal, como se fosse realmente o pagamento da fatura do cartão. Seria muito interessante que o usuário pudesse cadastrar seus cartões de crédito (Visa, master, hiper, ...) para ter um controle melhor, como também os de débito.
     O sistema deverá prover de ferramenta de alertas para pagamentos futuros, onde o usuário possa receber através de e-mail na versão web ou através de alerta na versão Android os pagamentos que forem marcados para serem lembrados.
     Como estamos falando inicialmente de uma versão web, é necessário o controle de usuários.
     Por enquanto seria isso, caso lembre ou receba ideias de novas funcionalidades inserindo novos posts para atualizar esse.

sábado, 27 de novembro de 2010

Como instalar o ambiente de desenvolvimento para Android


Olá internautas,
     O site Oficina da Net publicou um passo-à-passo para instalação do ambiente de desenvolvimento (SDK) para android, esse é um post rápido, especialmente voltado para os desenvolvedores e/ou curiosos em desenvolver sistemas para o sistema operacional Android.
     Para ler a matéria na íntegra, clique no link abaixo:

Um grande abraço!

WhatsApp?


Olá internautas,
     Que tal facilitar sua vida de mensagens através da lista telefonica do seu celular?   Essa é a ideia do programa WhatsApp, ele pega o catálogo telefônico de seu smartphone (iPhone, Symbian, BlackBerry ou Android) e verifica quem tem o mesmo sistema pelo número (e claro que também possui seu número na agenda) e monta sua lista de contatos, onde daí vira um messenger, pode ser mandado msgs offlines, até mesmo substituir seus sms (caso um dia esse sistema se popularize, assim como os smartphones estão sendo).
     Esse app está disponível gratuitamente no Market do Android (ou na parte de download do site do app - http://www.whatsapp.com/download/) para as versões de firmware 2.x, eu testei e gostei bastante.

Um grande abraço!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como o Android funciona por dentro


Olá internautas,
     Já teve curiosidade de como funciona um Android por dentro?   Sua curiosidade acaba aqui, bem ao menos se você entender um pouco de arquitetura de SOs, a imagem acima (fonte: http://gizmodo.com/) mostra o modelo de funcionamento interno do sistema operacional Android (this is android!), bem, agora minha curiosidade diminuiu um pouco! =D
     Para quem desenvolve é interessante saber disso, pois geralmente com o modelo de funcionamento, o desenvolvedor ou arquiteto de software, pode saber e traçar melhor estratégia para que aquele software flua da maneira desejada, é como dizem, "Uma imagem diz mais que mil palavras"...

Um grande abraço!

C# .NET para Android


Olá internautas,
     Essa vai para os desenvolvedores de plantão, está quase saindo uma versão do mono (API que possibilita rodar programas em C# .net em sistemas operacionais que não possuam o suporte) para android, trata-se do MonoDroid (http://www.go-mono.com/monodroid/).
     Para aqueles que não sabem, a IDE de desenvolvimento .NET da Microsoft, é extremamente produtiva e de fácil aprendizado (para desenvolvedores).   Isto possibilitaria que uma gama de programadores pudessem então programar ou ter versões do seu programa rodando em seus smartphones.
     Os  interessados devem se cadastrar no site do MonoDroid e aguardar que assim que sair a primeira versão, estará disponível antes para aqueles que se cadastraram.
     Uma imagem (e também uma pequena descrição) do SDK em ação pode ser vista neste link.

Um grande abraço!

Controle seu PC pelo Android

Olá internautas,
     Já pensou em usar seu Android como um controle remoto para seu PC?   É isso mesmo, já podemos fazer isso através de um programinha interessante chamado Gmote (http://www.gmote.org/), mas não espere ver a tela do seu computador na tela do seu android, simplesmente você terá o controle do mouse e teclado nele, ideia aparentemente simples, porém brilhante!   Aqueles que vi que testaram, aprovaram, então tirem suas próprias dúvidas, caso tenham interesse e testem, na minha opinião é "uma mão na roda"!

Um grande abraço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Android é o sistema mais usado em smartphones no leste da Ásia


Olá internautas,
     O crescimento do sistema operacional Android está cada vez mais evidente, o site do Terra divulgou que o Android é hoje o sistema mais usado em smartphones no leste da Ásia.    
     É o poder do software livre abalando as estruturas dos antigos monopolizadores da tecnologia.
     Para quem quiser ler a matéria, basta clicar aqui.

Um grande abraço!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mais um chinês na concorrência (iTablet Android M001)


Olá internautas,
     Acredito que vocês já devem ter visto as propagandas desse iTablet Android (M001) por aproximadamente R$300,00 (trezentos reais), trata-se de um tablet de 7" com sistema Android versão 1.6, 2GB de memória interna e pelo o que entendi também funciona como telefone...
     O preço é tentador, o vídeo (veja abaixo) de demonstração dele também deixa o consumidor animado, bem, não sei dizer se ele é realmente bom, mas já se trata de mais um passo para  a democratização dos androids e merece um post como este.   Se cada um de nós, consumidores de tecnologia, desse mais ênfase a este tipo de produto (chinês e/ou de baixo custo), todos os produtos de marca seriam obrigados a baixar seus preços, para assim poder competir, como normalmente funciona nosso sistema capitalista mundial.



      Se quiserem mais informações sobre este produto, basta clicar aqui.

Um grande abraço!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dropbox para Android


Olá internautas,
      Já pensou em fazer seus backups online?   Então isso é possível já há algum tempo, é verdade, mas o que me parece algo muito legal é fazer isso de dentro do seu smartphone, o sistema Dropbox lhe permite isso, seja via site ou por meio de programas para vários tipos de sistemas operacionais (assim como para o Android é claro).
     Disponível no Market (totalmente gratuito), basta instalar e se logar (é bom fazer o cadastro no site antes é claro, =D) que tá lá tudo direitinho e amigável, essa é uma dica legal na minha opinião para aqueles que querem fazer backups de maneira mais inteligente!
     Um detalhe importante é que o site do Dropbox usa segurança, então mais um ponto a favor para ele.
Um grande abraço!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sátira com mascote do android e suas versões

 
Olá Internautas,
     A velha rivalidade entre smartphones sempre trás tiradas fantásticas, estou aqui trazendo mais uma delas que achei em um dos sites que costumo ver todos os dias, espero que gostem...
     Para quem quiser ler a máteria na íntegra, clique aqui.

Um grande abraço!

domingo, 21 de novembro de 2010

Para que serve o aplicativo Footprints?


Olá internautas,
      Alguns usuários de android, já devem ter se deparado com um ícone em seu menu de uma pegada estilosa, trata-se de um aplicativo chamado Footprints, que serve como um díario de suas imagens, usando técnica de geo-tagging, ou seja, coloca na foto a identificação geográfica de onde você tirou a foto.
     Aí vocês podem dizer, ahh sim, mas isso tem no software da câmera, basta assinalar lá que o programinha da câmera faz tudo, correto!?   Eu diria quase tudo, pois este programa (footprints) pesquisa na internet a coordenada, e pode fazer um roteiro e/ou mapa de onde vocês tiraram cada foto, além de poder compartilhar as fotos indexadas, fazendo dele um díario fotográfico bem apurado, bastante interessante praqueles que usam em viagens por exemplo...
     Bem, achei interessante postar isso aqui, pois sempre tive curiosidade de saber o que danado era aquele pé no meu menu, ai fui pesquisar, achei e estou compartilhando, espero que também tenham gostado.

Um grande abraço!

O que significa "rootear" um android?


Olá internautas,
     Para aqueles que não sabem ainda, root é um artifício ou técnica de liberar mais permissões para o usuário padrão do android, resumindo, ele libera permissões que torna possível fazer várias coisas que você não consegueria fazer da forma padrão que o smartphone chega de fábrica.
     Com um smartphone android "rooteado", você pode instalar outras roms em seu dispositivo e também aplicativos que requeiram permissões avançadas do sistema, com backups mais apurados e completos.
     Vale salientar que ao fazer o processo de root no seu dispositivo android, você pode perder a garantia do aparelho, sem falar que o processo (se feito de maneira errônea) pode danificar o mesmo.
     Hoje temos vários métodos de se "rootear" um android, o mais conhecido é o uso do programa Universal Androroot (QUE NÃO FUNCIONA EM TODOS OS APARELHOS, caso for usá-lo ou qualquer outro método, siga sempre as instruções corretamente e veja se seu aparelho se encontra na lista de compatibilidade do método escolhido).
     Para aqueles que pensam em "rootear" seu android, dou uma dica muito importante, leiam bastante tutoriais de diversos métodos, escolha com paciência, vejam os depoimentos daqueles que o fizeram, vejam também o depoimento daqueles que tiveram problemas (junto com suas soluções), enfim, tudo que possa clarear sua mente (tirar o medo e por mais segurança também) em relação ao processo, caso depois disso ainda não sinta confortável em fazer, então deixe prá lá!

Um grande abraço!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Motorola Milestone 2 chega ao Brasil

Olá internautas,
     É isso ai, chegou ao Brasil o sucessor do Motorola Milestone, em sua segunda versão, o smartphone possui um hardware mais robusto e uma série de inovações de software, quem está com a disponibilidade de venda no momento é a TIM (por um preço ainda - na minha opinião - não muito atraente), quem quiser mais informações sobre o assunto, basta clicar aqui.
     Acredito que agora a primeira versão do Milestone deve cair de preço, então um "viva!" por isso.

Um grande abraço!

Novos processadores para smartphone da Qualcomm

Olá internautas,
      Para aqueles que não sabem, a Qualcomm é a empresa que fabrica os processadores mais usados pelos smartphones android atuais.   Esta empresa anunciou sua nova linha de processadores, que promete novas tecnologias (como dual-core por exemplo), veja abaixo algumas características.
     No processador MSM8960 terá dois núcleos do processamento de última geração, que a Qualcomm está prometendo 5x o desempenho relativo ao do chip Snapdragon original (2x para a mudança para dois núcleos, caches maiores e talvez outros ajustes de arquitetura).   A Qualcomm não está divulgando a velocidade do clock no momento.
     O consumo de energia será 75% menor, porém, parece muito agressivo em relação ao que temos hoje.   Não está claro se a Qualcomm está falando sobre o poder ativo ou inativo, ou qual a versão do Snapdragon  deve-se comparar (65nm ou 45nm).
     Isso pode marcar a história dos smartphones, pois dando mais poder de processamento e velocidade, imagina o que poderíamos fazer num dispositivo móvel!?  Para mim é um passo importante para que num futuro próximo, nada diferenciasse um smartphone de um computador, tirando a mobilidade é claro!   Para quem quiser ler a notícia na íntegra basta clicar aqui (lembrando que está em inglês).

Um grande abraço!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Android barato (na média de R$300,00)


Olá internautas,
     Pois é pessoal, é verdade, um smartphone android por aproximadamente trezentos reais, descobri esta pechincha num desses banners que aparecem pelos sites da net, num desses sites onde você compra direto da china (o site é em português mesmo e entrega aqui pro Brasil), por questões comerciais não direi onde foi, mas numa rápida pesquisa vocês acham fácil.
     De quebra o bichinho disponibiliza recepção de TV (analógica), WI-FI, possui 2gb de memória interna (fora a memória do cartão) e já vem com a versão 2.1 do android.
    Tudo bem que ele é um pouco "capado" de funcionalidades (não sei nem se tem GPS, acredito que não, mas pelo preço já ta de bom tamanho), porém para quem quer um smartphone barato ou ter seu primeiro contato com um android, acho uma ótima escolha.
     Segue abaixo as características básicas e o que acompanha o aparelho...
CARACTERÍSTICAS:
  • Dimensões aprox. do produto: 11,5 x 5,6 x 1,3 cm (AxLxP);
  • Peso aprox. do produto: 100 g;
  • Tela HVGA de 3.2'';
  • CPU: 416 MHz;
  • Bateria de Li-ion (1100 mAh);
  • Duração da bateria em Stand by: até 150 horas;
  • Tempo de Conversação: de 6 a 7 horas;
ITENS INCLUSOS:
  • 1 Celular H6 Android;
  • 1 Bateria;
  • 1 Carregador;
  • 1 Fone de Ouvido;
  • 1 Cabo de Dados;
  • 1 Manual de Instruções.
     Segue abaixo um vídeo dele em ação, o audio está em chinês, o texto do celular também (mas lembrando que ele é multi-linguagem, não se preocupe com isso, sem falar que qualquer coisa o morelacole2 pode resolver), mas deu para ver como é o comportamento do bichinho, que me pareceu muito satisfatório, confiram...



     Espero que tenham gostado desse post, pois o android está possibilitando os chineses poderem produzir smartphones de qualidade e o "povão" terem acesso aos bichinhos, o que torna a tecnologia móvel um pouco mais democrática.
Um grande abraço!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Qual smartphone comprar ?



Olá,
     Me chamo Mário Sérgio, tenho 26 anos e sou estudante de sistemas de informação, fui convidado a ser um dos autores deste blog e desde já vou dividir um pouco das minhas experiências com vocês, como todo nerd que se preze troca de smartphone com muita frequência e sempre quando decido trocar já sei que serão dias de muitas dúvidas, leituras de reviews, troca de informações com os amigos e muita, muita indecisão, e para ajudar a quem esta passando por esse tormento que decidi escrever este post, que será o primeiro de muitos…
     Como a situação financeira sempre esta precária para o meu lado o primeiro fator que levo em conta é o preço, por uma questão de sobrevivência estipulei o teto imaginário de 1000 reais livre de planos de fidelidade, o segundo fator é conseguir com estes recursos limitados comprar o melhor smartphone possível até 1000 reais.
     Então vamos às compras, hoje podemos dizer que os smartphones estão divididos por sistema operacional, sendo 3 os principais, windows phone, ios e android, minha preferência inicial era pelo iphone por sua biblioteca de jogos, sua usabilidade e porque não dizer pelo seu status, android era minha segunda opção natural pelo "boom" do sistema de uns meses pra cá e lá num honroso 3º lugar o windows phone desacreditado por desastrosas experiências que tive com este S.O. no passado, procurei de maneira incansável e de todas as maneiras que pude imaginar um iphone 3gs que coubesse no meu orçamento, não precisa dizer que não consegui, até mesmo um plano pós pago de baixo valor eu me dispus a fazer para obter meu objeto de desejo e nem assim tive sucesso...
     Depois de me conformar em não conseguir um iphone comecei a procurar um android top, mas apesar de fora do país os celulares com este OS serem sensivelmente mais baratos que os da Apple aqui no Brasil eles são muitas vezes mais caros que um iphone, que por sua vez já é absurdamente caro por aqui... vai entender... como o meu teto reduziu muito as opções um candidato começou a despontar, o motorola milestone que com uma boa dose de paciencia, o cartão de crédito certo e um cupon de descontos do orkut, consegue ser encontrado por 849 reais em 10 suaves prestações, vi que no papel se tratava de um aparelho completo e muito robusto e já com a nova versão do android no forno para o começo próximo ano, apesar de ser enorme ter uma camera fraca e ser meio "tiozao" fechei os olhos e comprei-o, depois de muito esperar o bichinho chegou em minhas mãos e depois de muito brigar com o android (o sistema é show altamente customizavel e veloz, mas eu já estava muito preguiçoso com o IOS e confesso que de vez em quando é um pé no saco ficar mexendo no android pra deixar do jeito que quero) estou muito feliz com meu aparelho que humildimente elegi como o melhor custo X beneficio para o mercado brasileiro, com pouco mais de 800 reais você leva um aparelho com hardware robusto, tela de 3,7 polegadas capacitiva, que filma em dvd, versão do android 2.1 (2.2 já no forno) entre outras features, como sou geek já instalei o mod para android 2.2.1 do shadowmod-br e customizei o celular e graças a Deus minha odisseia por um novo celular acabou (pelo menos pelos próximos 3 meses, brincadeirinha), inclusive estou postando direto do meu celular novo que apesar de odiar tenho que adimitir que este teclado fisico ajuda muitoooo pra quem escreve textos longos pelo celular.

Obs: não citei nenhum Windows phone porque o preço dos modelos que achei por aqui eram astronomicos e desisti de cara.

Abraços!
Published with Blogger-droid v1.6.5

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Outro vídeo com jogos 3D para android...


Olá internautas,
     achei outro vídeo com imagens de alguns games 3D legais para android, pra quem não sabe se android tem game bom, taí a prova.

Um grande abraço!

Próximo firmware do android trará sistema de pagamento móvel!


Olá internautas,
     O próximo firmware do android (vulgo: Gingerbread), trará nativo uma tecnologia que permite aos consumidores utilizar seus celulares, em vez de cartões de crédito, para fazer compras em lojas e restaurantes.
     Para que a nova tecnologia funcione, será necessário um chip especial (talvez algo parecido com RFID),  acredito que certamente será cedido pelas operadoras.
     Fonte: G1 (clique aqui para ler a notícia na íntegra).

Um grande abraço!

Jogos 3D para android da Gameloft


Olá internautas,
     Para quem gosta de games bem feitos, um vídeo que mostra os games 3D em ação da Gameloft, uma grande produtora de games.

Um grande abraço!

Live Wallpapers


Olá internautas,
     Pra quem já tem um android com o firmware a partir da versão 2.1 (se eu não estiver enganado), deve ter notado uma opção ao trocar o papel de parede, a opção de colocar um live wallpaper, mas o que significa esse treco?   A resposta é simples, são papeis de parede animados e/ou interativos, ou seja, nada de imagens paradonas.
     São várias as opções, fora as que ja vem com o firmware, no Market você poderá encontrar de vários gostos, assim como pagos e gratuitos, que podem ir de aquários virtuais à tamagochis ou de um super mario correndo suas fases até patos voando no céu, uma rápida procura no google e você vai encontrar vários tipos, e com certeza irá encontrar o que é sua cara.
     Em relação ao consumo de bateria, bem, certamente que eles devem puxar mais bateria que os papeis de paredes comuns, porém dependendo de sua escolha você pode até nem notar muita diferença em consumo, eu por exemplo ja testei vários e destes, a grande maioria não notei diferença em consumo.
     Até o próximo post!

Um grande abraço!

Qual smartphone queima mais rápido? =P



Olá Internautas
     Este vídeo insano mostra qual dos smartphones da atualidade aguenta temparaturas elevadas por mais tempo, resumindo botaram pra torrar um Android, um iPhone 4 e um Windows Phone 7.
     Não façam isso em casa em hipótese alguma ok!? rs... (melhor deixar isso pra quem gosta de torrar dinheiro :P)

Um grande abraço!

O que é um launcher?


Olá Internautas,
     Para aqueles que não sabem o que é um launcher, trata-se de um software que gerencia o visual do sistema operacional, ou traduzindo pro português à baixo-nível, temos o termo "lançador", ou seja, ele vai ser o responsável por executar os programas no sistema operacional.   Para aqueles que não gostam da aparência simplória do launcher padrão que vem com seu smartphone android, pode simplesmente ir no Market e baixar um de sua escolha.   Existem vários, dentre eles: Launcher Pro, ADW Launcher, Live Home, Hellix Launcher, etc...
     Na minha opinião, gosto mais do Live Home, pois tem opções que me faz lembrar mais do gnome do linux, como o cubo 3D, etc, mas isso fica a escolha de cada um, e como disse, praqueles que não gostam da sua tela inicial, basta ir baixando e testando qual de melhor aceitamento.

Um grande abraço!

sábado, 13 de novembro de 2010

Dica para os bloggers...




Olá internautas,

     Instalei um programinha que achei aqui no market, chamado blogaway, é grátis e faz o que promete, gostei bastante, praqueles que tem blog é uma ótima pedida!

Um grande abraço!

Posted via Blogaway

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seu Android não veio em português?

Olá internautas,
    Seu Android não veio na sua língua original?   Não se preocupe, esta dica vai lhe ajudar e muito!   Existe um programa chamado morelocale2 (disponível gratuitamente no Android Market), basta baixá-lo, instalá-lo e configurá-lo para a língua desejada, o danado faz o resto para você, espero que gostem dessa dica, isso foi uma das primeiras coisas que fiz com meu HTC Desire, que veio todo em inglês, o aplicativo não é 100% para todos os smartphones Android (o meu por exemplo não traduziu todo - mas traduziu grande maioria e para todos os efeitos a língua padrão é português (br), o que ajuda em vários aspectos, inclusive no Market -, mas num Galaxy de um amigo funcionou 100%), recomendo para todos que precisarem e espero que ajude bastante!

Um grande abraço!

Android, o que é e o que fazer com ele? (etc... mini-faq)



Olá internautas,
                          Esse post vai mais pros iniciantes ou futuros iniciantes em Android, então segue abaixo algumas respostas sobre o assunto...

P - O que é o Android?
R - Android, é um sistema operacional móvel (software interno que controla  diretamente o Smartphone) da Google, bem focado em usabilidade, robustez e customização.

P - O que posso fazer com um Android?
R - Com um Smartphone Android, você pode fazer praticamente tudo que um computador pode fazer (usando programas específicos para Android é claro), como por exemplo: msn, gtalk, gmail, hotmail, yahoo, editar e visualizar arquivos do office (word, excel, powerpoint), navegar na internet (até em páginas com flash nas versões mais novas do sistema operacional), etc.   Sem falar também das funcionalidades normais de um smartphone, como organizador, pendrive, tarefas, dentre outros.  Não posso esquecer que ele também pode fazer e receber ligações e todas as outras funcionalidades de um celular comum.

P - Quais os principais atrativos de um Android?
R - Na minha opinião, que sou uma pessoa que gosta de customizar meu "celular", acredito que as opções de widgets, papéis de parede (inclusive animados), bloqueios do aparelho, a infinidade de coisas gratuitas e boas que encontramos no Market (loja virtual online do Android) e claro, não posso esquecer a sensação de estar mexendo realmente em um computador, que pouco vi em outros sistemas operacionais de smartphones.

P - Qual melhor Android para se comprar atualmente?
R - Isso vai depender do que você procura num Android, a dica é quando for comprar um, antes anote em algum lugar quais as funcionalidades que você gosta num Android (e que gostaria de ter também) e saia catando na internet quais aparelhos tem o que você anotou e verifique os preços e promoções dos mesmos, você pode até ter uma surpresa e pegar um smartphone top por um preço bem abaixo do que imaginava!

P - A tela multi-toque do Android é igual ao do iPhone?
R - Não completamente, me parece que o iPhone tem melhor funcionamento com esta tecnologia, mas o Android chega muito perto e a cada atualização de firmware a coisa vai ficando melhor, na minha opinião não deixa a desejar, mas a resposta é não, não é igual, mas bem parecida...

     Bem, espero ter ajudado os iniciantes ou pretensos compradores com este post, então até o próximo post!

Um grande abraço!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

iDroid!? :S

Olá internautas,
     Pois é galera, instalaram Android num iPhone, isso deve ter deixado os "iPhone-maniacos" um bocado atormentados, rs...
Quem quiser ler a "reportagem" na íntegra, basta clicar aqui.

Um grande abraço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meu primeiro Android.


Olá internautas,
     Começo aqui este blog com meu primeiro post sobre Android, espero que gostem, e que este blog ajude aqueles que procuram por informação sobre o assunto.
     Antes de tudo, acho pertinente falar de minha experiência com Smartphones, tudo começou com um Nokia 6600 há uns 10 anos atrás, onde conheci o sistema operacional Symbian, cujo qual me fez apaixonar por aparelhos smartphones, desde então não consigo ter um aparelho celular comum, tem que ser smartphone, acredito que isso acontece com a grande maioria também. Pois bem, o tempo vai passando e a gente vai "tendo" que trocar de aparelho de acordo com a demanda (e vontade também :P), então passei para um outro Symbian, o Nokia 9500 Communicator, fiz o que tinha que fazer com ele e então repassei-o e voltei para outro Nokia 6600, cujo fiquei um bom tempo. Mais tarde, conheci o QTEK A9100, que mudou tudo que pensava sobre smartphones (eu era daqueles que achavam que apenas um dos sistema operacional para smartphones era o perfeito, rs...), foi quando aprendi que smartphone depende da finalidade que você quer usá-lo. O QTEK (da HTC), que vem com Windows Mobile 5.0, me passou uma usabilidade incrível, que até hoje em dia ainda poderia estar servindo para alguns propósitos. Depois voltei para o Symbian (vários modelos), passei para um baseado em linux da Motorola (que não era Android, nem existia no tempo ainda, resumindo: detestei o smartphone, que não tinha nada de smart), voltei novamente para Windows Mobile (2 aparelhos ao mesmo tempo, note que parece um vício, o negócio vai se complicando com o tempo, rs...), bem fiquei fanático, trocando de smartphones de tempos em tempos, até que chegou o IPhone no mercado....
     Eu nunca tive um IPhone, mas já mexi em vários, realmente é um excelente aparelho, mas vejo-o mais para propósitos "multimideas" (músicas, jogos, etc...), porém nunca tive vontade de ter um, mas achei um bom avanço em tecnologia para smartphones...
     Logo depois chegou o Android no mercado, sistema operacional da gigante em tecnologia Google, mas só depois de 1 ano de mercado que realmente fui ter um. Há algum tempo atrás (ainda neste ano), estava eu com um Nokia N97 (que gostava de alguma funcionalidades extraordinárias, porém me revoltava com a velocidade e qualidade dos aplicativos em que o Symbian estava disponibilizando, resumindo: detestei e acabei deixando os Symbians de lado), que de uma hora para outra parou de funcionar, o conserto seria praticamente o preço de um novo, então procurei minha operadora, que esta me concedeu por módicos R$ 90,00 (noventa reais) e uma mudança de plano (cujo qual o preço não ia modificar o que já gastava no mês e ainda tinha algumas vantagens) por um Sony Ericsson X10 Mini preto, bem, eu precisava de um celular urgente e por esse preço ainda sendo smartphone, tava de ótimo tamanho (pensei eu...), esta foi minha primeira experiência com o Android.
     Cheguei em casa com o celular e como todo "secão" de smartphones, comecei a mexer freneticamente no celular, como se não houvesse mais amanhã (tá bom acho que já deu pra entender o momento...), o que posso dizer sobre isso é que renovei minha paixão por smartphones, já tinha mexido um pouco em um Samsung Galaxy (o primeiro modelo) de um amigo e não tinha me ligado qual era a do Android ainda, ou seja não tinha visto nada de mais.
     No dia seguinte já tava eu todo besta com o novo "brinquedinho", me sentindo realmente com um computador em mãos, coisa que não sentia desde o QTEK A9100, e o danado é tão pequeno (afinal de contas é o menor smartphone Android do mundo) e faz tantas coisas (ou melhor praticamente tudo que se faz em um computador, genericamente falando é claro), era difícil de achar um contra, já tava dizendo por ai que tinha sido o melhor negocio que já fiz relativos a Smartphones, até que tive de usar constantemente o teclado virtual do "treco", não tinha percebido como era complicado digitar naquilo com minhas mãos grandes e gordas (sem falar também da bateria dele que durava pouco, mesmo sem muito uso, mas nada que interferisse muito) ...
Não tinha mais dúvidas , estava na hora de trocar de aparelho novamente (essa foi a mais rápida vontade de trocar de aparelho que já tive, rs...), mesmo achando as funcionalidades dele excepcionais, tive de ir adiante com a ideia e comecei a procurar o meu próximo smartphone, mas com algo em mente, tinha que ser Android (só que com tela maior e teclado virtual maior ou até físico se fosse o caso)!!!
     Achei o Milestone da Motorola bem atraente, assim como o Sony Ericsson X10 "do grande", já tinha meus alvos, vendi o X10 mini e acabei adquirindo um HTC Desire (no momento era o que tinha disponível), desde então não me arrependo e acredito que o Android é hoje em dia o melhor sistema operacional para smartphones do mundo no sentido geral da coisa, ele pode não ser tao bom em jogo como um Iphone por exemplo (mas cada atualização de firmware a coisa vai melhorando, quem sabe não chegará neste mesmo nível também em um futuro próximo!?), mas sua usabilidade, navegação e conforto, para mim foi o que me fez adotar o Android como meu predileto, hoje não me vejo sendo dono de outro smartphone que não seja um Android (talvez seja a mesma sensação que os IPhone maníacos possuem com seus aparelhos, mas prometo fazer o máximo para ser imparcial nos posts)!
     Meu aprendizado foi bastante rápido neste quesito, talvez pelo fato da minha experiência anterior com smartphones, ou então porque o sistema operacional é realmente muito amigável, isto não posso lhes dizer com certeza, mas posso dizer que estou bastante satisfeito com o Android e cada dia descubro algo novo que me deixa mais animado com ele, e é isso que quero explorar neste blog, passar esse tipo de informações sobre o sistema operacional, funcionalidades (novas, nativas e acopladas), além de curiosidades, etc.
Espero que gostem do Blog e até a próxima!

Um grande abraço!