Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Ensinando sua bateria a durar mais!

Olá Pessoal!

Em um artigo anterior eu dei algumas dicas de como diminuir o consumo de energia do Android usando simplesmente configurações (Reduzindo o consumo de bateria com o Android). Agora estou aqui para falar uma coisa da qual eu não sabia, mas que achei bastante curiosa. Trata-se do arquivo "batterystats.bin".

Este arquivo, como o nome sugere, armazena informações estatísticas acerca da bateria, seu consumo, autonomia, etc. Outra informação que este arquivo guarda é o limite máximo de carga da bateria. Até aí tudo bem, não fosse o fato de que o Android usa esta informação ao carregá-la. "Tá bom, e o que isso tem de mal?", você pode perguntar. A resposta é: tudo!

Com as constantes cargas e descargas da bateria e principalmente após atualizações de ROM e firmwares, o arquivo batterystats.bin parece gravar informações erradas sobre o limite máximo da bateria e isso faz com que em determinadas situações, ao carregá-la o indicador pode mostrar 100% quando na verdade ele pode ser 60%, 50% ou menos.

Este problema pode ser percebido quando você carrega seu telefone e ele passa algum tempo descarregando normalmente, mas em um determinado instante, a descarga parece acontecer bem mais rapidamente do que antes, dando um verdadeiro "salto" em termos de descarga. Se seu telefone está fazendo isso, ou mesmo que não esteja fazendo, mas você atualizou recentemente o seu firmware ou ROM, é hora de recalibrar, ou, como eu prefiro dizer, reensinar sua bateria a durar mais!

Para isso proceda da seguinte maneira:
  1. Excluir o arquivo batterystats.bin;

  2. Descarregar seu telefone completamente (até ele apagar);

  3. Recarregar seu telefone desligado até que a bateria tenha sido 100% carregada.

  4. Desconectar o cabo de alimentação e religar o telefone.

Os passos acima são simples de fazer, no entanto a grande sacada é apagar o arquivo batterystats.bin. Para isso, basta usar um aplicativo gratuito chamado Battery Calibration. Este aplicativo requer acesso root, por isso, nem tente usá-lo, se não estiver executando um android "rootado".

Eu fiz este procedimento e percebi para começar que a bateria demorou mais a carregar, provando que algo realmente mudou quanto ao seu carregamento. Ainda estou testando a autonomia, que já era boa (3 dias).

Como eu disse, você precisa de acesso root, logo, este é um procedimento que apesar de simples, altera um pouco seu sistema. Para mim deu certo até o momento (XPERIA X10 / ANDROID 2.3.3), mas não posso garantir a eficácia com outros aparelhos ou versões de Android.

Para criar este artigo, me baseei em parte do artigo contido nesta página.

(31/08/2011 14:50) PRIMEIRO RELATÓRIO: Neste instante faz 3 dias + 5 horas que eu não carrego a bateria do meu telefone. Ainda restam 44% dela e eu ainda deixei o bluetooth ligado por 2h, fiz/recebi umas 5 ligações rápidas (2 minutos no máximo) e joguei angry birds por 5 minutos.

(01/09/2011 10:00) TESTE CONCLUÍDO: Neste momento faz 4 dias + 1 hora que eu não carrego a bateria do meu telefone. Ainda restando 23%, resolvi concluir o teste pois precisei carregar para não correr o risco de ficar sem o telefone durante o dia (não gosto de levar cabos ou carregadores para o trabalho). Acho que a dica de apagar o batterystats.bin está 100% confirmada!

(02/09/2011 11:15) MAIS INFORMAÇÕES: Procurei mais informações sobre o arquivo batterystats.bin e descobri que ao carregar a bateria, nem sempre a luz verde indica a carga completa. É melhor olhar no status da bateria se ela está com 100% de carga. Este site mostra como realizar a recalibragem da bateria e informa também que não se deve confiar na luz verde. Apesar do site ser um wiki de um Android Modificado (cyanogenmod) a dica vale para qualquer Android.

Por hoje é só. Até a próxima!

2 comentários:

  1. boas pessoal, este grande amigo que postou aqui a tal solução de calibrar a bateria com o eliminar do Ficheiro Baterystats.bin, no meu deu resultado ficou a maneira, a minha bateria dava saltos de 3 a 5 % de bateria num segundo, estava bem pior, agora?agradeço ao mentor desta solução bem a maneira.muito obrigado, nem com bateria nova ficava melhor. bem haja.PS:não é mito é mesmo real

    ResponderExcluir