Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto Primeira APP


Olá pessoal do AndroStart, 
     Estarei por aqui escrevendo uma serie de posts com o objetivo de desenvolver um aplicativo android para controle financeiro. Já discuti algumas vezes com o Pedro, responsável pelo blog, sobre o desenvolvimento do nosso primeiro aplicativo. Eu fiz um curso em desenvolvimento Android a cerca de 1 ano e de lá pra cá nunca tive tempo para desenvolver aplicativos em casa, pois sempre aparecem tarefas para serem feitas.
     Então minha proposta seria desenvolver inicialmente um sistema web otimizado para smartphones, como já tenho bastante experiência com PHP + Jquery, estava pensando em usar o Jquery Mobile para iniciar o desenvolvimento. Assim que o sistema online estiver pronto, que creio eu não demore muito, estaríamos reescrevendo seu código para o Android e disponibilizando no marketing.
     Alguns poderiam perguntar, Então porque não desenvolver logo em Android? E eu respondo, pela falta de prática, experiência. Se fizer-mos logo a versão online, ela ficará pronta mais rapidamente, então poderemos iniciar a utilização e verificar falhas ou novas funcionalidades. Então quando o sistema web estiver mais maduro, já teríamos ideia dos componentes a serem usados no Android.
     Inicialmente estou solicitando para que Pedro faça o banco de dados em POSTGRESQL, logo após estarei programando em php e disponibilizando uma versão online. Caso vocês queiram contribuir, favor comentem o post. Aceitamos contribuições de ideias, dicas, mão de obra, em fim tudo que for para agregar o trabalho.
OBS: O intuito do Blog é falar sobre Android, então nessa fase de projeto PHP + POSTTGRESQL + JQUERY MOBILE, não estaremos focando tanto em demonstrar o processo, estaremos inserindo posts com os resultados e não com o passo a passo do desenvolvimento. Porém quando estivermos desenvolvendo o aplicativo para Android, será muito detalhado.

Sobre o projeto:
     Desenvolver aplicativo para controle financeiro pessoal, a base na web será importante para mantermos sincronizadas no futuro nossa base no Android com a Web, assim poderemos também usar o sistema de um computador conectado a internet. O sistema deverá permitir:
  • o cadastro de categoria (Almoço, jantar, cinema, ...)
  • o cadastro de lançamentos (débitos e créditos), com o título, categoria, forma de pagamento, data.
  • forma de pagamento poderá ser (dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito)
     O sistema deverá poder agregar todas as contas de cartão de crédito numa única conta mensal, como se fosse realmente o pagamento da fatura do cartão. Seria muito interessante que o usuário pudesse cadastrar seus cartões de crédito (Visa, master, hiper, ...) para ter um controle melhor, como também os de débito.
     O sistema deverá prover de ferramenta de alertas para pagamentos futuros, onde o usuário possa receber através de e-mail na versão web ou através de alerta na versão Android os pagamentos que forem marcados para serem lembrados.
     Como estamos falando inicialmente de uma versão web, é necessário o controle de usuários.
     Por enquanto seria isso, caso lembre ou receba ideias de novas funcionalidades inserindo novos posts para atualizar esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário