Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como a sincronização de contatos funciona?

Olá pessoal!

Alguém já tentou entender como a sincronização de contatos entre sua conta do Google e o Android funciona? Você já ficou tremendamente chateado ao sincronizar e depois olhar no seu Android e ver que um monte de e-mails sem telefone algum foram incluídos na sincronização? Se sua resposta foi "sim" então saiba que você não está só. Ao menos eu tive estas dúvidas com o Android e não podia acreditar que não houvesse uma maneira inteligente de sincronizar. Calma. Continue lendo pois "Seus Problemas Acabaram!™"

Antes de descobrir como funcionava eu pesquisei e até achei algumas explicações coerentes, que diziam que, no telefone, precisamos definir qual ou quais grupos de contatos queremos sincronizar. Acontece que, pelo menos no meu X10 com Android 2.3.3, não existe opção alguma que "filtre" a sincronização de contatos, isso porque tal "filtro" não está no Android e sim no Google.

Na verdade não é um filtro, você não pode dizer quais grupos deseja sincronizar (eu pelo menos não achei). Aqui então vai a dica de ouro para manter seu celular organizado. O Android sincroniza todo e qualquer contato que existe dentro do grupo chamado "Meus Contatos".

Tudo que você tem a fazer agora é acessar sua página de contatos neste link (precisa estar logado no Google) e alterar o grupo "Meus Contatos" de forma que o mesmo só possua os contatos que você quer que apareça no telefone e em seguida fazer a sincronização no Android. Após isso, sua agenda de telefones vai conter apenas os contatos que você quer e precisa.

Aqui cabem algumas afirmações que talvez vocês façam: "eu não lembro de ter colocado este monte de contatos neste grupo" ou "que grupo é esse? eu não o criei". De fato, este é um grupo padrão da agenda de contatos do Google, juntamente com os grupos "Amigos", "Família" e "Colegas de trabalho" e que, por este motivo, não podem ser excluídos. Notem também que o grupo "Meus Contatos", fica no topo e separado dos demais grupos. Realmente ele é um grupo especial!

O motivo pelo qual alguns de seus contatos foram colocados neste grupo e não outros eu não sei responder. Talvez algum algorítmo do Google seleciona os contatos que ele julga mais importantes para você e os coloca lá. No entanto, ao menos pra mim, tinha um monte de contato sem importância.

Espero ter ajudado. Até o próximo post!

8 comentários:

  1. Êita coisa arretada! Assim é que é bom, meu primeiro post foi grande também, meu segundo já foi menorzinho, depois a gente varia de tamanho em posts, mas o mais importante mesmo é manter qualidade e conteúdo nos posts, sendo eles de qualquer tamanho que seja, informando o conteúdo é o que importa! É uma ótima dica, essa eu não sabia, taí algo que vai ajudar muita gente!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Petrus! Realmente escrevo demais, mas vou resumindo nos outros posts.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou demais!!
    Percebi que alguns contatos que adicionei manualmente no Google Contacts não apareciam, e muitos que eu não queria estavam lá, com sua dica, verifiquei, e era mesmo esse detalhe dos grupo "Meus contatos"... Resolvido, adeus milhares de contatos inúteis

    ResponderExcluir
  4. Olá Gustavo, bem vindo ao Blog, ficamos muito felizes em ter ajudar as pessoas com os posts, as vezes é algo simples, mas que muita gente não conhece, como as vezes são coisas de difícil acesso, aparecendo pra gente, aparece pra vocês, leitores do AndroStart! Espero que volte sempre aqui e obrigado por comentar e pelo elogio! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Como sincronizar com os do FaceBook e ligar um no outro? tem que ser na mão? Por fim, como atualizo online na hora que quero, é automático?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MSH,
      Pelo o que entendi, isso depende muito da UI do seu Android, por exemplo, no Motobur ele faz algumas ligações automáticas, outras dão sugestões e outras temos que fazer manualmente, ou seja, depende...
      Obrigado pela visita e volte sempre que puder!
      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Tenho um Samsung Galaxy e o procedimento não funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David Camarotto,
      Bem vindo ao Blog, tente instalar um outro launcher, se não conseguir então só assistência ou trocando a ROM.
      Um grande abraço!

      Excluir