Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reduzindo o consumo de bateria com o Android

Olá Pessoal!

Recentemente fiz a atualização oficial do meu X10 para Android 2.3.3 e realmente estou muito feliz com isso. Percebi que esta nova versão parece "tratar" melhor a bateria do telefone e consome bem menos energia. Percebi que ele aparentemente iria duar cerca de 3 dias em standby. Acontece que como este é meu primeiro Android, não consigo ficar se mexer muito e terminei fazendo algo que fez o consumo aumentar consideravelmente. Voltei a ficar preocupado e então resolvi investigar o que eu tinha feito para ter aumentado o consumo de energia.

Depois de muito fuçar o telefone achei o motivo e quero agora compartilhar com vocês. Quero dizer também que após a configuração, o telefone hoje está no segundo dia completo de carga, indo para o terceiro dia com 30% de bateria restante. Tudo leva a crer que neste ritmo a bateria vai durar cerca de 3 dias e segundo Pedro Hollanda, após 2 dias de bateria, sinta-se um felizardo com seu Android. Estou realmente feliz ;)

A solução é genérica, porém cada "shell" do android tem menus próprios, por isso não posso indicar exatamente o caminho das configurações genericamente. Vou falar do meu Sony Ericsson XPERIA X10.
  1. No menu Configurações, acessar o item Contas e Sincronização;
  2. Dentro do menu Contas e Sincronização, existem duas opções que precisam ser desativadas Dados de segundo plano e Sincronização Automática.
Pronto! Após desativar estas duas opções o consumo da bateria vai diminuir bastante. A opção "Dados de segundo plano" precisa estar ativa para que alguns aplicativos que dependem de Internet funcionem corretamente (como o Market), no entanto, é seguro deixá-la desabilitada, pois tais programas solicitam que a mesma seja ativada, assim, você pode deixar a opção desabilitada e usar seu telefone normalmente. Quando um programa solicitar é só você ativar novamente e quando terminar de usar, desative para consumir menos energia.

Esta solução não leva em conta outros fatores como programas em execução contínua ou mesmo "bateria cansada". Se seu menu for diferente, procure pelas palavras em vermelho que eu destaquei acima. Acredito que elas existam em todo Android!

Por hoje é só. Espero ter ajudado!

16 comentários:

  1. Isto nao tem o mesmo esfeito que usar a app Apndroid ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,
    Android é um sistema operacional e não uma app, ele abre apps feito pra eles, acho q sua pergunta seria essa: é para utilizar o própio Android para fazer as alterações!? correto? Se sim, é exatamente isso que ele faz, usa o prpópio Android para fazer as configurações. Caso não seja isso, favor reformular a pergunta, para que assim eu possa responder melhor...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de desativar essas funções do meu X10, vamos ver se o consumo melhora! Está durando muito pouco minha bateria. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel,
      Seja bem vinda ao nosso blog, obrigado por comentar o post, espero que melhore o consumo do seu X10, se puder, depois, comenta os resultados obtidos, ok? Volte sempre que puder, ah sim, existem outras maneiras descritas aqui no blog para melhorar o consumo de bateria, também é interessante que atualize a versão do seu X10 (se é que já não o fez...), que a versão 2.3 ajuda muito no consumo de bateria...
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. e como se desativam os dados de segundo plano no Samsung 4g galaxy express? não encontro em lado nenhum a resposta... toda a ajuda e bem vinda

      Excluir
    3. Olá Dinha,
      Bem vinda ao blog, bem, se você se refere aos dados da rede do celular, você pode procurar no menu de configurações na parte de conexões (geralmente tem um item de nome "Mais..." onde se encontra ou em conexões mesmo), certamente a opção estará lá. Volte sempre.
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Dinho,
      Bem vindo ao Blog, muito obrigado pela participação e sim, com certeza que usar GPS e Wifi também consomem energia, inclusive auqeles GPS externos sem fio via bluetooth então é que consome mesmo!
      Volte sempre!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa noite!
    No consumo da minha bateria está aparecendo "Telefone ocioso" e "Célula em espera" e está consumindo muita bateria. O que eu faço?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Primeiro muito obrigado pela participação, agora vamos lá, você já tentou as dicas daqui do blog? Se não, tente-as, se sim e não resolveu, então veja se você tem algum programa (na verdade é serviço) que fica aberto sempre, como o Skype (esse consome bateria absurdamente), caso não, acredito que seja problema da bateria já, ou tá descalibrada ou precisa ser trocada, se você já tentou de tudo, leve-a à assistência, pois se a bronca for na bateria, pode ser muito perigoso, uma bateria estufada por exemplo, há perigo de explosão, então tenha cuidado e verifique isso.
      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Tenho um galaxy espress gt-18730"
    Quero que apareca messagens instantaneas de dados em segundo plano"(messagens do facebook)
    Me ajuda por favor?..Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diguinho Cvo,
      Obrigado por participar, mas temo que não poderei te ajudar, não entendi qual seria o problema... ...Bem, poisso dar a dica de você sair "fuçando" pela configurações do sistema, pode ser que ache algo como dados de segundo plano ou mensagens broadcast, são algumas que você pode tentar, talvez algo nas configurações do próprio facebook, não sei, sinto muito!
      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Vc ja comecou a me ajudar! Obg

    Quando alguém me manda messagens no facebook, o aplicativo do facebook nao me notifica das msg...
    Então me mandam msg e eu sempre tenho que esta abrindo o ablicativo!
    "Esse aplicativo teria que me notificar em segundo plano, so que isso nao esta acontecendo.
    Meu galaxy express gt-18730 nao acho nas configuracoes nada relacionado!
    "Me ajude ai pfv? Obg :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diguinho cvo,
      Cara, então eu acho que talvez isso seja uma limitação deste aplicativo e não do geral, talvez procurando informações com a produtora do aplicativo, eles poderiam ajudar, você também pode postar um comentário no google play sobre o aplicativo, pode parecer que não serve para nada, mas por incrível que pareça, funciona, eles respondem (ta bom, a maioria faz isso, não é geral também...), espero ter podido ajudar e volte sempre!
      Um grade abraço!

      Excluir
  8. Queria saber como faz essa configuração no xperia C, pq eu nao achei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Você pode encontrar o passo-à-passo no manual do produto, na parte de economia de energia. Caso não possua o manual, você consegue baixá-lo no site ou procurando no google o pdf do manual do aparelho. Seja bem vindo(a), espero ter podido ajudar, volte sempre!
      Um grande abraço!

      Excluir